terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Composição das Fotos: Regra dos Terços, Centralizado, Posição e Perspectivas.


Regra dos Terços: é uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados. Para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 quadros, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada.

Antes de começar sua aula, Baga de Bagaceira da o ar graça posando para algumas fotos.



Elemento Centralizado: Produz uma fotografia mais harmônica, mais equilibrada, mais interessante e refinada, que mesmo fora da regra dos terços, consegue atrair o olhar humano.
           Sem nenhuma restrição o modelo Baga é ótimo para poses de fotos. 



Posicionamentos fotográficos: Entrando e Saindo do quadro.

É a ideia de mensagem que se quer passar através da imagem, de acordo com a intenção do posicionamento entrando ou saindo.

Entrando em cena.

O Banheiro do 1º andar do CAHL é menos movimentado.

Saindo da cena.




Perspectivas:  Plongée e Contra-plongée.
Plongée. O termo francês, que equivale a “mergulho” na língua portuguesa, consiste em filmar a pessoa ou o objeto de cima para baixo, captando toda a sua dimensão. Também conhecido como câmera alta. Já o contra-plongée, que acaba por assumir o sentido de um “contra-mergulho”, define a situação inversa: a câmera fica abaixo do nível dos olhos dos personagens, voltada para cima. Esse tipo de enquadramento, também chamado de câmera baixa.

  Plongée

Segundo Baga, independente da situação, o importante é se divertir.

Contra-plongée

Um comentário:

  1. Ótimas fotos, boa escolha de modelo (risos)
    Gostei bastante, Laerte!

    ResponderExcluir